domingo, 13 de outubro de 2019

Sobre aceitar o que não podemos mudar

Hard truth: nem sempre somos donos e senhores daquilo que nos acontece! Eu sei, eu sei, o nosso destino somos nós próprios que o traçamos, mas por vezes a vida prega-nos partidas e as coisas fogem do nosso controlo. E é isto que me assusta, não ter o controlo absoluto da situação. Não sei se me posso considerar uma control freak, acho que não, ainda assim, sempre fui aquela pessoa que raramente age por impulso. Todos os planos, desde longas viagens a coisas simples como aspirar o quarto, raramente passam sem ser apontados numa to do list. Acho que sempre me pareceu mais fácil pôr as coisas em prática se assim fosse. Ter uma coisa estruturada sempre me deu segurança então, quando não consigo controlar o plano do que acontece: pânico! Até há uns tempos, planos falhados ou fora de controlo traduziam-se em mau humor e birras, agora traduzem-se em ansiedade, breve pânico e algumas lágrimas. Posso tentar atribuir as culpas disto à carga de trabalho, às noites que muitas vezes passo sem dormir, mas a verdade é que não faço ideia do que desperta estes momentos menos bons. Não aconteceram assim tantas vezes para que sentisse necessidade de procurar ajuda, mesmo assim foram as suficientes para me assustar, procurar perceber a causa e arranjar uma solução. O que mais faço para tentar minimizar isto? Aceitar. O quê? Tudo o que não posso mudar. Tento focar-me nas coisas pequenas e avançar a partir daí. Por exemplo, os atrasos dos transportes causavam-me uma tremenda ansiedade. Depois percebi que não há nada que eu possa fazer para resolver isto e ficar ansiosa só vai prejudicar a minha saúde, por isso é aceitar e confiar que estou onde devia estar. Não confundam isto com apatia perante as situações do dia a dia, eu própria confundo por vezes. Nunca me tinha caído a ficha para perceber que isto é de facto uma coisa que as pessoas têm de fazer, só que talvez devesse ser feito de forma natural. Não me parece que toda gente tenha de se estar constantemente a lembrar de não ficar nervoso com coisas como atrasos ou imprevistos. Outra coisa, outra hard truth: não podemos mudar a forma como as pessoas se sentem em relação a nós! Claro que podemos dar o nosso melhor para sermos simpáticos, bons colegas, bons parceiros, mas chega a um ponto em que não depende só de nós. As outras pessoas vão sempre ter uma palavra a dizer, tal como nós quando a situação é inversa. É uma das coisas mais difíceis que tenho vindo a tentar aceitar. Por mais que se ame uma pessoa, não a podemos forçar a estar connosco. Enfim. Tudo isto para dizer que é perfeitamente natural coisas menos positivas acontecerem na nossa vida. Não podemos controlar tudo. Só podemos dar o nosso melhor para que as coisas corram como queremos, e tentar manter a calma e aceitar que nem sempre vão correr. Acho que ter muita paciência também é uma boa tática. No último ano tenho tentado desenvolver isto e descobri que consigo ser mais paciente do que achava que era. Saibam só que o universo tem um plano e que este plano está sempre em movimento. Tudo o que fazemos e tudo o que nos acontece serve para nos preparar para o que o universo tem planeado para nós. Tentem confiar no rumo da vossa vida e não tenham medo de viver as coisas ao vosso ritmo. O que é para ti, há-de chegar a ti. Beijinhos e até já :)

Sem comentários:

Enviar um comentário