sábado, 21 de fevereiro de 2015

5 Dicas de arrumação


No seguimento das arrumações pós-Carnaval que falei no post anterior, decidi aproveitar a onda de arrumações e tentar deixar as coisas um bocado mais organizadas aqui por casa. À medida que fui arrumando dei conta de boas maneiras de manter as coisas num lugar fixo e arrumado de maneira a conseguir encontrar o que quero quando quero. A maioria das medidas ainda não foi posta em prática, mas estou confiante que será um sucesso.
A parte da casa que decidi começar a organizar foi o sótão. Reparem no "começar", há muito a ser feito, é um projeto on the making. Um destes dias preparo um tour ao meu sótão para vocês terem uma ideia de como é e de como as coisas ficaram com as dicas de arrumação.

Agora, 5 dicas para tornar a arrumação mais simples e organizada:

1. Expositor com rodas:

Antes de mais é importante referir que também existe em formato de armário e estive bastante tempo a decidir o que queria no momento da compra. O armário era o expositor e tinha uma prateleira superior para arrumação, as paredes eram em tecido. Creio que é o tipo mais vulgar para artigos deste género.
O meu caso: Ao querer arrumar todos os artigos de Carnaval que estavam aqui por casa, antes em vários lugares distantes, percebi que a melhor maneira seria tentar incorporar tudo no mesmo sítio para ser mais fácil de gerir o que tenho. Antes estava a usar várias caixas (de cartão e de plástico) e alguns sacos para arrumar assessórios e máscaras. Dei conta que seria muito mais prático pendurar todos os fatos, livrar-me dos sacos de plástico e deixar as caixas reservadas a assessórios. Por isso comprei um expositor com rodas que serve perfeitamente para pendurar os fatos e até tem uma espécie da prateleira em baixo que leva algumas caixas. Estou contente com o resultado! (quando fizer o tour vocês vão ver como ficou)

O meu expositor é mais ou menos deste género. Podem ver a parte de baixo que dá para arrumar as ditas caixas.

2. Caixas de cartão:
Isto não é propriamente um dica, mas é a maneira mais comum como tenho as coisas arrumadas no meu sótão. Basicamente tenho muitos livros guardados em caixas de cartão. Não é a maneira mais digna de ter livros e há muito tempo que quero fazer uma espécie de biblioteca no meu sótão, mas está difícil em termos de espaço, tempo e dinheiro. Outra coisa que tenho em caixas de cartão são loiças mais antigas, género enxoval. É quase tudo da minha mãe e ela simplesmente não se consegue desfazer das coisas.

3. Prateleiras plásticas (ou em madeira):
Recomendo prateleiras plásticas, daquelas com gavetas. Ainda não tive a oportunidade para comprar, mas acredito que sejam melhores que as de madeira, pelo menos no que toca à ocupação de espaço. Quero estas gavetas para guardar essencialmente os meus materiais de pintura e desenho. Geralmente tenho todo este material espalhado pela casa, algumas coisas estão no meu quarto, outras no sótão. É uma grande confusão. As gavetas iam com certeza ajudar-me a manter tudo no mesmo sítio e seria muito mais simples na hora de saber onde está tudo. 

4. Etiquetas e cores:
Arrumar as nossas coisas por cores e com etiquetas é uma boa ideia para quando queremos manter as coisas no mesmo sítio por muito tempo. Quando queremos armazenar alguma coisa (usando as caixas por exemplo) é bastante prático identificar as caixas com um sistema que nos permita facilmente saber o que está em cada caixa. Esta dica vai poupar tempo e desarrumação no momento da procura. Não disse na dica em cima, mais as prateleiras funcionam como caixas e podem também ser identificadas para vos facilitar a procura. Para além de prático fica sempre bonito ter tudo organizado e as cores podem funcionar como decoração.

5. Keep it simple:
O mais importante é mesmo manter tudo o mais funcional possível. Pelo menos no meu caso acho que é mesmo importante ter as nossas tralhas arrumadas de maneira harmoniosa para quando queremos encontrar algo rapidamente. Isto é óbvio, mas mantenham sempre as coisas que usam com mais frequência num sítio de fácil acesso. Eu, por exemplo, tenho os meus caixotes com livros e os meus itens de Carnaval no fundo do sótão, porque são coisas que uso com pouca frequência. Quanto aos materiais de pintura, mantenho tudo num lugar mais acessível porque os uso com frequência. Simples!

Espero que estas dicas bastante óbvias vos tenham sido úteis de alguma forma. O tour ao meu sótão lamento dizer que não está para breve, mas vou tentando dar notícias. Por enquanto é tudo!

Já sabem que opiniões e comentários, por aqui no blogue ou na página do Facebook!

Sem comentários:

Enviar um comentário