quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Sobre ser melhor que ontem

Ontem disseram-me uma coisa que me ficou: "importante é o agora e o amanhã". Parece básico não é? Mas às vezes precisamos de alguém que nos diga coisas básicas, porque nem sempre conseguimos chegar até elas sozinhos. Eu sou uma pessoa super agarrada ao passado. Reviver memórias e reler históricos de conversas são provavelmente o meu passatempo favorito. Só que a verdade é que ficar agarrados ao que já passou não nos acrescenta. A vida anda é para a frente e nós temos de seguir em frente com ela. Honestamente, acho que por mais tempo que passe não vou deixar de ser agarrada ao passado. Gosto sempre de ter presente tudo o que já me aconteceu, desde as coisas boas até às menos boas (e às muito más também). São estas coisas do passado que nos constroem, que nos moldam e nos fazem a pessoa que somos hoje. O objetivo aqui é conseguir um equilíbrio saudável que nos permita seguir em frente ao mesmo tempo que recordamos o passado com leveza. Cada dia é uma nova oportunidade para sermos melhores que ontem, e esta é uma oportunidade que não devemos deixar escapar. A verdade é que por mais pequenos que sejam os passos que vamos dando a cada dia, daqui a um ano ou uns meses, podem ter impacto super importante no nosso caminho. Porque é mesmo verdade malta: o caminho faz-se caminhando! Não sejam como eu, que tenho dias em que fico parada porque quero tudo com resultados para ontem! Coisas boas levam tempo. E nós estamos sempre a tempo de mudar de rumo se acharmos que não estamos no caminho certo. Seja amanhã, ou depois, ou daqui a uma data de anos, melhor ou pior, nós havemos de chegar ao que queremos. São coisas pequenas, mas eu nunca me imaginei a fazer exercício regularmente há quase um ano por exemplo. Se há algo que vos incomoda ou que querem melhorar, hoje é o dia para começar a trabalhar para mudar isso. Não esperem resultados imediatos, não se deixem desmotivar. Escrevam num papel, nas notas do telefone, onde quiserem, mas escrevam aquilo que querem. Idealizem, façam planos, e façam por todos os dias dar um passo que vos aproxime dessa meta. Se tudo isto for demasiado, se em algum momento se sentirem assoberbados com tanta coisa na vossa vida, concentrem-se nas pequenas coisas. Ao longo dos últimos meses tenho aprendido a ser mais paciente comigo e a aceitar que às vezes a única coisa que consigo fazer num dia é sair da cama, cumprir as necessidades básicas e voltar para a cama, e é ok. Cada um de nós tem o seu tempo e não podemos forçar as coisas a ir a um ritmo que não conseguimos controlar. Comecem nas pequenas coisas, mas comecem! A vida não se constrói num dia. Sejam a vossa própria força, não desistam de vocês mesmos e nunca se esqueçam porque é que começaram. Espero que este texto vos encontre bem e vos dê uma forcinha para construir a vida que desejam. Beijinhos ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário