domingo, 21 de fevereiro de 2021

Procurar ajuda profissional

 Há uns meses, olhei para a minha vida e decidi que estava na altura de procurar ajuda. Antes de voltar a desaparecer por aqui, falei-vos de como me sentia mais ansiosa e que não compreendia muito bem certas "explosões" que tinha. Acontece que as situações em que tinha o pavio demasiado curto começaram a ser cada vez mais recorrentes e eu já não me estava a reconhecer. Além de magoar as pessoas mais próximas de mim, que eram quem acaba sempre por levar com estes ataques, estava a começar a ter pânico de mim mesma. Nunca gostei de perder o controlo da situação e, emocionalmente, era o que me estava a acontecer. Os altos e baixos da vida transformaram-se apenas em baixos, em dias que não queria sequer viver porque simplesmente não encontrava razão para tal. Não me perguntem como é que cheguei até este ponto, porque eu não vos sei dizer. Sei apenas que tive a sorte de conseguir ter força para procurar ajuda. Começar a fazer terapia, por qualquer que seja a razão, é sempre visto como uma coisa meio estranha. Acho que temos medo que as pessoas nos julguem, que não compreendam a nossa escolha. Para mim o mais estranho acho que foi a reação de quem só me via bem. Acho que essas pessoas não esperavam que eu fosse recorrer a um psicólogo que me ajudasse a arrumar as ideias, porque como vocês sabem, eu sempre me considerei muito boa a esconder o que de mau se passa na minha vida. Estou nisto há algum tempo, e só consigo ver melhorias. Quando comecei as consultas estava num estado em que tinha medo de mim própria, e agora posso dizer que já não tenho medo e estou muito mais confiante de mim e das minhas capacidades. Recomendo a toda gente, principalmente a todos os que já se questionaram se precisam realmente de ajuda. Não há vergonha nenhuma em procurar ajuda, seja de um psicólogo, de uma nutricionista ou de outro profissional qualquer. Muitas vezes não conseguimos dar conta de tudo o que se passa na nossa vida e precisamos de alguém que nos guie e ajude a encontrar mecanismos para viver melhor. Isto é um processo e não podemos esperar ficar bem da noite para o dia. O que tenho vindo a aprender nestas consultas são coisas que vou aplicar ao longo de toda a minha vida e ainda bem. Depois de praticamente sete meses, a única coisa de que me arrependo é não ter começado mais cedo. Não precisamos de estar num estado terrível para procurar alguém que nos ajude. Idealmente, trabalhamos nestas questões antes, para que o terrível nunca chegue. Por medo, ou falta de fundos ou o que seja, temos tendência a adiar estas coisas. Porque a realidade é que fazer terapia é complicado. Vocês vão descobrir coisas sobre vocês que achavam que estavam resolvidas e afinal ainda vos afetam. Vão haver dias que a consulta se calhar são apenas 50 minutos de choro sem conseguir dizer uma única palavra. Ainda assim acreditem quando vos digo que vai melhorar a vossa vida. Mesmo que achem que é uma perda de dinheiro, que o psicólogo só vos diz coisas óbvias e frases feitas, arrisquem e marquem uma consulta. Encontrem um bom profissional. Se não gostarem da pessoa, procurem outra. Não esperem que as consultas sejam o sítio mais confortável do mundo, mas também não se vejam obrigados a estarem a ser seguidos por alguém com quem não se identificam minimamente. Pode ser um match difícil de encontrar, mas se acham que precisam dessa ajuda extra, não desistam. Eu só tenho coisas boas a dizer sobre isto. Os meus ataques de pânico pararam e adquiri mecanismos para me ajudar a ultrapassar os dias mais complicados. Percebam que isto não é um gasto, mas sim um investimento na vossa saúde. Afinal de contas, se a cabeça não estiver bem, nada vai estar, não é? Tenham a força e a coragem para procurar a ajuda que precisam. E, por favor, lembrem-se de ser compreensivos com as pessoas à vossa volta. Nunca sabemos o que se passa na vida do outro. Sejam conscientes ao ponto de pensar que nem toda gente vai saber lidar com as questões mais complicadas da vida tão bem como vocês. Be kind. Beijinhos e coragem ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário