sábado, 12 de maio de 2012

Riga, a Aventura!

Sim, eu sei, só estou a escrever agora. Sei que já voltei no dia 28 do mês passado, mas pronto, só tive tempo agora. E além disso estava à espera das fotos do resto do pessoal (que mesmo assim ainda não tenho na totalidade)Foi uma semana muito gira. É tudo muito diferente lá no fim do mundo para onde fui. A cidade é incrivelmente bonita e as pessoas são simpáticas.




Os primeiros dias foram um pouco chocantes, para todo o grupo. Acontece que a Letónia é um país que ainda está a recuperar os tempos da guerra, visto que só deixaram de pertencer à URSS há relativamente poucos anos. Ainda se nota muito o que a guerra fez às pessoas e a que condições a que as submeteu. Fiquei chocada com as casas em que vivem. São pequenas, parecem jaulas, mas conseguem ser acolhedoras. Eles não ligam à casa em que vivem, não são como nós que passamos a vida a tentar ter tudo e só nos baseamos nas coisas materiais, eles preocupam-se com a família e não querem saber dos bens materiais. Admiro isto!


Fomos a tantos sítios, incluindo a praia, e eu toquei no Mar Báltico. Fartei-me de andar pelas ruas e pelos parques e nos autocarros e comboios. Tanta coisa. Era uma correria tal que eu chegava a casa jantava e não era capaz de mais nada, era deitar e dormir.  




A comida: não achei má. Ou pelo menos não era assim tão má como eu estava à espera que fosse. Até se comia, e não sei era por termos fome ou porque sabia bem.


Gostei muito, mesmo. E se repetia? Sim, sem dúvida. Sinto que aprendi muito nessa semana, e que conheci muita gente que me fez pensar sobre a dificuldade em obter o que queremos. Porque nós aqui temos tudo e nunca paramos para pensar que os bens materiais não passam de coisas, e que o que realmente importa são as pessoas, e os momentos que passamos com elas!



1 comentário: