quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Praxe

Vou partilhar a minha experiência com vocês. Estou no terceiro ano da faculdade, fui praxada e agora também praxo. Depende muito da faculdade/região do país onde estudamos, mas geralmente a praxe não tem nada de mal. No meu caso correu tudo lindamente, conheci grandes amigos, ri muito e essencialmente diverti-me. Não me senti humilhada, pelo contrário, senti-me parte de uma família que me recebeu a mim e aos meus colegas de braços abertos prontos para nos ajudar em tudo. Como é óbvio cada pessoa tem a liberdade de querer ou não participar e sujeitar-se ao que acontece (que por vezes é duro, mas vale a pena). Este ano estou a receber os caloiros nas matrículas e o meu conselho é sempre este: se tiverem curiosidade experimentem um dia ou dois, se não gostarem ninguém vos obriga a ficar. Como em todo o lado existem pessoas boas e pessoas más que transpõem o que são para a praxe e levam as pessoas que estão do lado de fora a pensar que aquilo é maldade e humilhação. A praxe não foi feita para magoar ninguém.
Digo-vos, tenho imensas saudades da minha primeira semana de praxe e se pudesse voltava atrás. São momentos de convívio fantásticos. É verdade que sofri, que foi duro, que alguns dias só queria mandar tudo ao ar e não meter lá mais os pés, mas valeu a pena e nunca fui maltratada. Tenho colegas que não participam na praxe, que não acham piada nenhuma, mas que no primeiro dia foram lá ver e tiraram as suas conclusões. Participar na praxe tem muito a ver com o feitio de cada pessoa, não é fácil estar de gatas na calçada a ouvir gente a gritar aos teus ouvidos. Se gostei de tudo na praxe, não, ainda hoje não gosto. Muita coisa que acontece não acho piada, mas nunca desisti porque acredito que posso contrariar o que se faz de mal e porque as coisas boas superam por muito as coisas más. Os meus pais e o meu irmão não acham piada e cada dia que saio de casa para ir praxar a minha mãe pede-me sempre para ter juízo e não obrigar ninguém a nada. O meu irmão goza e diz que levo aquilo muito a sério. Eu não sabia ao que ia quando lá cheguei no primeiro dia, mas tentei e agora estou muito feliz por o ter feito. Acho que ninguém deve falar sem ter conhecimento de causa e detesto quando pessoas que nunca tiveram contacto com a praxe dizem mal e criticam isto e aquilo. Conheçam, informem-se e nunca se esqueçam que cada caso é um caso. Por uns fazerem mal e humilharem as pessoas não quer dizer que em todas as faculdades do país inteiro acontece dessa forma.

Na minha opinião a praxe é uma coisa saudável que ajuda a integrar os novos alunos, principalmente os mais tímidos. São atividades que juntam todo o curso no mesmo propósito e ajudam as pessoas a criar relações. Para quem vive a praxe, aquilo é à séria e vale a pena lutar e passar por o que se passa. Vai sempre haver gente do contra que diz mal e não conhece, mas isso é como em tudo na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário